Aulas de História do Brasil

15 de ago. de 2014

Pedro de Araújo Lima

Pedro de Araújo Lima foi um grande estadista brasileiro que governou como regente o Império do Brasil de 1837 a 1840.

Pedro de Araújo Lima nasceu na província de Pernambuco em 22 de dezembro de 1793. Eram seus pais Manuel de Araújo e dona Cavalcante, pertencentes a tradicional família pernambucana.

Estudou humanidades no Recife e doutorou-se em cânones, pela Universidade de Coimbra, em 1819.

Em 1821 foi nomeado ouvidor da comarca de Paracatu, Minas Gerais. Não chegou a exercer o cargo porque foi eleito para as Cortes Constituintes de Lisboa.

Em 1827, Pedro de Araújo Lima foi nomeado ministro do Império, cargo que ocuparia inúmeras vezes no decorrer de sua carreira politica. Alguns anos depois passou a ocupar o cargo de ministro da justiça e dos Estrangeiros.

No dia 18 de Outubro de 1837, Pedro de Araújo assumiu a difícil tarefa de governar o Império Brasileiro como Regente, substituindo o padre Diogo Feijó que havia renunciado ao cargo. Na época, o Brasil passava por um período de instabilidade politica devido aos vários movimentos separatistas que se alastraram por quase todo o território brasileiro.

Pertencente ao partido Conservador, o regente Pedro de Araújo Lima foi obrigado a aceitar o Golpe da Maioridade promovido pela oposição liberal. A declaração da maior idade pôs fim ao período regencial com D. Pedro II coroado Imperador do Brasil.

Em 1862 foi nomeado presidente do Conselho de Ministros. Araújo Lima respeitado e admirado por todos, preconizou a criação de escolas de primeiras letras em todas as paróquias e a inclusão no programa de ensino primário, de ligeiras noções de Direito Constitucional.

Pedro de Araújo Lima foi portador de numerosas condecorações nacionais e estrangeiras. Foi oficial da Ordem do Cruzeiro, detentor da Grã Cruz da Ordem de Cristo e da medalha da Legião de Honra.

Pedro de Araújo Lima, o último regente do Brasil, morreu no Rio de Janeiro no dia 7 de Junho de 1870.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)