A Historiografia Brasileira afirma que o Período Colonial teve início em 1530, ano em que Martin Afonso de Sousa chegou ao Brasil com a tarefa de coloniza-lo, objetivo este alcançado em 1532, ano da fundação da colônia de São Vicente, a primeira colônia do Brasil.
O período anterior a este acontecimento, é conhecido como Brasil pré-colonial, período iniciado com o Descobrimento do Brasil pelos portugueses em 1500.
O Brasil Colonial se estenderia até ao ano 1822, ano em que Príncipe Português, Dom Pedro, declarou a Independência do Brasil.
Na verdade o Brasil deixou de ser colônia em 1815, ano em que o Rei Dom João VI o elevou a condição de Reino Unido de Portugal e Argaves.
O período colonial durou por quase três Séculos (1530 – 1822), foram 292 anos de intensa ocupação e exploração das terras brasileiras.
O processo de colonização do Brasil foi mais difícil do que se possa imaginar. Poucos eram aqueles que estavam dispostos a abandonar a Europa para viver numa terra inóspita e desconhecida, habitada por canibais nativos, segundo as palavras Hans Tanden.
A relação dos colonos portugueses com os índios não foi nada amigavél. No início da colonização, os indios foram expulsos de suas terras e mais tarde foram escravizados pelos portugueses. Hostilizados, eles passaram a atacar as vilas de colonizadores.
Principais acontecimentos históricos do Brasil Colônia
1530 - 1532 – Martim Afonso de Sousa inicia o processo de Colonização do Brasil.1534 – O Rei Dom João III de Portugal divide as terras do Brasil em Capitanias Hereditárias.
- O Brasil inicia a produção do açúcar em larga escala. Portugal, graças aos Engenhos de Açúcar do Brasil, tornou-se o maior produtor mundial do produto.
1549 – O administrador português, Tomé de Sousa, chega ao Brasil com a tarefa de governa-lo, dando início ao Governo Geral do Brasil.
O religioso Manuel da Nóbrega desembarcou na Bahia com o primeiro grupo de Jesuítas.
1555 – Os franceses fundaram a França Antártica no Rio de Janeiro, marcando o início da Invasão Francesa no Brasil.
1568 – Portugal oficializa a Escravidão no Brasil dando o direito aos Senhores de Engenhos de possuir um numero superior a 100 escravos negros por ano.
1580 - Felipe II, rei da Espanha, uniu o reino português ao reino espanhol originando a União Ibérica.
1624 – A Companhia das Índias Ocidentais decide dar inicio as Invasões Holandesas no Brasil.
1645 - O indígena Filipe Camarão se destaca na luta que os Senhores de Engenho de Pernambuco iniciaram. A Insurreição Pernambucana deu um ponto final na dominação holandesa no Brasil.
1684 - Estoura no Maranhão a revolta que ficou conhecida como a Revolta de Beckman.
1693 – Os bandeirantes liderados por Antônio Rodrigo Arzão, encontraram ouro na região do Caeté, região do atual Estado de Minas Gerais.
- A descoberta das minas de ouro iniciou o período conhecido como o Ciclo do Ouro no Brasil.
1708 – 1709 A febre do ouro gerou um conflito entre os descobridores das minas com os forasteiros que invadiram a regiões auriferas. Esta luta ficou conhecida como a Guerra dos Emboabas.
1710 - 1711 – Em Pernambuco os habitantes de Olinda entraram em conflito com os comerciantes portugueses de Recife na luta que ficou conhecida como Guerra dos Mascates.
1720 – A cobrança de altos impostos na região mineradora, fez com que a população se rebelasse na Revolta de Vila Rica.
1763 - O Governo Português de Marquês de Pombal, transferiu a capital do Brasil para o Rio de Janeiro.
1789 – A elite mineira promoveu a Inconfidência Mineira que teve como principal personagem, o Alferes Francisco da Silva Xavier, o Tiradentes.
1798 – Uma revolta liderada por alfaiates buscou a emancipação da Bahia, era a Conjuração Baiana.
1808 - A Família Real Portuguesa chega ao Brasil após Napoleão iniciar a invasão de Portugal.
1817 – Estoura em Pernambuco mais um movimento de caráter republicano. Era a Revolução Pernambucana.
1822 – Dom Pedro transforma a colônia em império ao proclamar a Independência do Brasil. Continue lendo >>