Em 15 de Novembro de 1889 teve início o Brasil Republicano, período de Nossa História que se estende até aos dias de hoje. Neste ano o Marechal Deodoro da Fonseca declarou a proclamação da Republica dando um ponto final no Império Brasileiro que havia sido governado pelos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e pelos membros do Governo Regencial.
Acontecimentos do Brasil República
A República Velha
Os primeiros 41 anos do Brasil Republicano ficaram conhecidos como República Velha, período em que o Brasil foi governado pela oligarquia cafeeira da região sudeste.
A Era Vargas
A dominação política dos senhores do café seria afetada pela crise econômica que afetou o mundo em 1929. Os opositores do governo uniram-se aos militares do Movimento Tenentista na tarefa de derrubar a República do Café com Leite.
Em 1930, políticos oposicionistas e militares do exército deram um golpe de estado e fizeram de Getúlio Vargas a personificação do Estado Brasileiro. Os 15 anos do governo Getúlio Vargas ficaram conhecido como Era Vargas.
República Populista Brasileira
Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas deixa o poder brasileiro. No mesmo ano, Eurico Gaspar Dutra tornasse o primeiro presidente eleito da chamada República Populista. Anos depois Getúlio Vargas, maior nome da politica brasileira, tiraria sua própria vida em nome de sua honra.
Ditadura Militar Brasileira
Em 1962 o Populismo no Brasil passou a ser sinônimo de Comunismo. Os grupos políticos de direita incentivaram os militares brasileiros a derrubarem o governo de João Goulart. Com a desculpa de conter o avanço do comunismo no Brasil, as Forças Armadas brasileira deram um golpe de estado e passaram a governar o Brasil.
A República Nova
O regime militar brasileiro chegaria ao fim com a eleição que elegeu Tancredo Neves como Presidente do Brasil. Infelizmente o presidente eleito faleceu antes de tomar posse. Em seu lugar assumiu o governo vice Presidente, José Sarney.
Cronologia do Brasil Republicano
1989 – Os militares derrubaram o Governo Imperial de Dom Pedro II e proclamaram a República. Os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto governaram o Brasil na chamada República da Espada
1894 – Prudente de Morais tonasse o Primeiro Presidente Civil do Brasil. Seu governo inaugura a chamada República do Café com Leite.
1896 – Os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro foram derrotados pelas forças governamentais na Guerra de Canudos.
1904 – Oswaldo Cruz com sua Lei da Vacina fez com que a população do Rio de Janeiro se rebelassem na Revolta da Vacina.
1910 – Os castigos corporais aplicado aos soldados da Marinha fez com que os mesmos se rebelassem contras os seus superiores na Revolta da Chibata.
1912 – No Sul do Brasil as disputas por território entre Santa Catarina e Paraná gerou a Guerra do Contestado.
1922 – Um grupo de militares, contrários a posse de Artur Bernardes como presidente, se rebelaram na Revolta do Forte de Copacabana.
1924 – Em São Paulo acontece a segunda revolta militar do Tenentismo. Passados alguns dias de luta na capital paulista, o comando tenentista retirou-se para o Sul da Brasil para formarem a Coluna Prestes.
1930 – A Revolução de 30 derruba o governo de Washington Luís, entregando o poder presidencial a Getúlio Vargas.
1932 - Os representantes políticos de São Paulo que faziam parte política do café com leite, persuadiram a população do Estado de São Paulo a lutarem contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas. A revolta dos Paulistas ficou conhecido como M.M.D.C..
1938 - Morre na Bahia o cangaceiro Virgulino Ferreira da Sila, maior nome do Cangaço no Brasil.
1945 – Getúlio Vargas pressionado pela oposição política saiu da presidência do Brasil para dar lugar ao presidente eleito, Eurico Gaspar de Dutra. Era o início dos governos populistas do Brasil.
1964 - Humberto Alencar Castelo Branco tornasse o primeiro presidente escolhido pelo Regime Militar.
1985 – Jose Sarney toma posse como Presidente do Brasil. Era o início da Nova República do Brasil. Continue lendo >>