Aulas de História do Brasil

27 de jul. de 2014

José da Costa Carvalho

Politico Brasileiro que integrou a regência trina permanente na época do Brasil Imperial.

José da Costa Carvalho, mas conhecido como Marquês de Monte Alegre, nasceu na cidade baiana de Salvador em 7 de Fevereiro de 1796.

Quando jovem José da Costa Carvalho foi para Portugal estudar na Universidade de Coimbra, na qual se formou em direito em 1819.
Logo que concluiu seus estudos, regressou à terra natal onde passou a exercer a carreira de magistrado.

Em 1821, foi nomeado juiz-de-fora da cidade de São Paulo.Casou-se com dona Genebra de Barros Leite. Enviuvando-se, casou-se em segundas núpcias com dona Maria Isabel de Sousa.

Em 1823, Costa Carvalho fez parte da primeira Assembléia brasileira, sendo eleito deputado pela província da Bahia. Em 1827, José da Costa Carvalho fundou em São Paulo os jornais o Farol Paulistano e a Imprensa.

Em 1831, ano da abdicação de D. Pedro I, Costa Carvalho volta ao Parlamento e foi eleito membro da Regência Trina Permanente juntamente com o brigadeiro Francisco de Lima e Silva e João Bráulio Muniz.

Em 1835, José da Costa Carvalho tornou-se diretor da Faculdade de Direito de São Paulo, cargo que exerceu por um ano.

Em 1842, Costa Carvalho foi eleito presidente da província de São Paulo e no ano seguinte ocupou o cargo de presidente do Senador. No ano de 1848 organizou o Ministério e ocupou o cargo de presidente do conselho até 1852.

Como um dos principais conselheiros do Imperador D. Pedro II, José da Costa Carvalho defendeu a intervenção militar do Brasil nos países platinos (Guerra de Oribe e Rosas).

Além de político, José da Costa Carvalho foi presidente da Sociedade de Estatística do Brasil; presidente da Associação Central de Povoação do Rio de Janeiro; membro honorário da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional; membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; membro da Academia Imperial de Bellas-Artes entre outras.

D. Pedro II deu-lhe o título de Barão de Monte Alegre em 1841; mais tarde Visconde em 1854 e por último o título de Marquês.

José das Costa Carvalho, um dos mais respeitados lideres do Brasil, morreu em São Paulo em 18 de Setembro de 1860.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)