Aulas de História do Brasil

25 de jul. de 2014

Francisco de Lima e Silva

Francisco de Lima e Silva foi um político e militar brasileiro que se tornou um dos principais líderes do Brasil no período regencial.

Francisco de Lima e Silva, também conhecido como barão de Barra Grande, nasceu no Rio de Janeiro em 8 de Julho de 1785. Eram seus pais, o Marechal José Joaquim de Lima e Silva e dona Joana Fonseca da Costa.

Em 1790, aos cinco anos, Francisco de Lima e Silva iniciou a sua carreira militar como praça e galgou até ao posto de Marechal de Campo.

Por ocasião da Independência do Brasil, foi incumbido de manter a ordem na Cidade do Rio de Janeiro, ação que fez com que ele ganhasse o prestigio de D. Pedro I. Em 1824, já com a patente de brigadeiro, Francisco de Lima e Silva foi escolhido pelo Imperador do Brasil como comandante da expedição militar enviado a Pernambuco para combater a Confederação do Equador.

Em 1831 D. Pedro I nomeia Francisco de Lima e Silva comandante supremo das forças militares do Império. Entregou-lhe também uma carta decreto que ratificava a sua decisão de abdicar ao trono imperial a favor de seu filho, Pedro de Alcântara, o futuro D. Pedro II.

Francisco de Lima e Silva acatou o último pedido de D. Pedro I. Como chefe militar imperial, declarou D. Pedro II como Imperador do Brasil.

Francisco de Lima e Silva, em duas ocasiões dividiu o poder imperial com grandes nomes da politica da época. Formou juntamente com os políticos Campos Vergueiro e José Carneiro de Campos a Regência Trina Provisória. Meses depois integraria a Regência Trina Permanente ao lado de João Bráulio Muniz e José da Costa Carvalho.

 Em 1835 Francisco de Lima e Silva defendeu a entrega do poder ao padre Diogo Antônio Feijó que passou a governar o império como Regente Uno.

O Brigadeiro Francisco de Lima e Silva morreu no dia 2 de dezembro de 1853. Um de seus filhos, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, seguiria seus mesmos passos como militar defensor do Império Brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)