O Marques de Pombal foi um Iluminista lusitano que governou o Reino de Portugal.
Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marques de Pombal, nasceu em 13 de Maio de 1699 na capital portuguesa, Lisboa.
Era filho do nobre casal Manoel de Carvalho e Ataíde e Teresa Luísa de Mendonça e Melo.
De educação privilegiada, formou-se em direito, história e politica. Em sua formação acadêmica Pombal absorveu as ideias do iluminismo europeu.
A carreira politica do Marques de Pombal foi iniciada em 1738, ano em que foi nomeado Embaixador da Inglaterra.
Em 1750, de volta a Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiro pelo príncipe Dom José.
Responsável pela administração de todas as colônias portuguesas, Pombal conseguiu com êxito equilibrar a balança comercial lusitana. Com ouro do Brasil, Pombal reconstrói a capital portuguesa de Lisboa, arrasada por um terremoto de alta escala em 1755.
O Brasil, principal colônia portuguesa, sofreu mudanças significativas pelas politicas administrativas do Marques de Pombal. Ele extinguiu o sistema de capitanias hereditárias e elevou o Brasil a condição de Vice-Reino de Portugal. Transferiu a capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763.
Buscando o crescimento econômico da colônia, Pombal criou a Companhia Geral do Comercio do Grão Pará e Maranhão e de Pernambuco e da Paraíba.
Na área da educação, Marques de Pombal instituiu o sistema de ensino laico. Os jesuítas que desde o inicio da colonização eram responsáveis pela educação na colônia, se opuseram a esta medida.
Marques de Pombal era um estadista de pouca tolerância com seus opositores. Como os jesuítas não acataram a ordem de pombal foram então expulsos da colônia.
Os indígenas do Brasil passaram a ser protegido pelo Estado Português, no entanto, ficou proibido o uso da língua geral que foi substituída pela língua portuguesa, que a partir de então tornou-se um idioma obrigatório.
Marques de Pombal alcançou grande prestigio com o Rei lusitano devido a sua brilhante administração das colônias portuguesas.
Em 1760 ele foi nomeado ao cargo de Primeiro Ministro Português.
Agindo com mão de ferro, Pombal tratou de perseguir e exilar nobres e políticos que se opuseram ao seu governo.
O Governo Português do Marques de Pombal chegaria ao fim em 1577, ano da morte de Rei Português Dom José.
Dona Maria I, Rainha de Portugal, ao assumir o trono lusitano acusa Pombal de traição e libertar todos os desafetos politico de Pombal.
Pombal foi levado a julgamento acusado de apropriação indevida do patrimônio real português. Condenado, foi forçado a viver em sua quinta pelo resto de sua vida.
Marques de Pombal, um dos maiores políticos da história portuguesa, morreu no dia 8 de Maio de 1782.
>>LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL<<
2 de jun. de 2014
Marques de Pombal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
0 comentários:
Postar um comentário
Regras para comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.
Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com