Aulas de História do Brasil

4 de jun. de 2014

Dom João VI

Dom João VI, Rei lusitano fundador do Reino Unido de Portugal e Algarve.

Dom João nasceu em Lisboa em 13 de Maio de 1767. Era o segundo filho da união do Rei de Dom Pedro II  de Portugal e Dona Maria I.

Com a morte prematura do príncipe primogênito D. José, Dom João tornou-se o príncipe herdeiro do Reino de Portugal.

Em 1785 tomou como sua esposa a pequena princesa Carlota Joaquina, filha do Rei da Espanha, Carlos IV.

Em 1792, Dom João assumiu a regência do Reino de Portugal, após Dona Maria I ficar incapacitada de governar devido aos seus problemas de loucura.

Dom João havia assumido o Governo Português em situação delicada. O Império Francês que estava em guerra contra os ingleses procurou destruí-los economicamente, proibindo todos os países europeus de comercializar com a Inglaterra. O Reino Português não cumpriu as exigências francesas e por isso teve seu território invadido pelas tropas francesas.

Em 1807 Dom João, aconselhado pelos ingleses, fugiu de Portugal com toda a corte portuguesa para sua colônia na América, o Brasil. Assim que desembarcou no Brasil Dom João declarou que estava livre o comércio as nações amigas.

Em 1808, Dom João ordenou as tropas portuguesas que invadissem a Guiana Francesa como forma de retaliação a ofensiva militar de Napoleão, Imperador da França.

Uma vez no Brasil, Dom João fez da cidade do Rio de Janeiro a sede de seu governo. A cidade passou por uma profunda transformação urbana. Dom João foi o responsável pela fundação do Banco do Brasil, da Academia de Bella Artes, do Jardim Botânico entre outras melhorias.

Em 1816 Dona Maria I havia falecido, deixando para o seu Filho, Dom João , a responsabilidade de governar Portugal, agora como Rei. Ao ser coroado como Rei, Dom João, agora chamado pelo titulo de D. João VI, uniu o Brasil com Portugal. Esta união ficou conhecida como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

A união gerou o descontentamento dos seus súditos que viviam em Portugal. Os lusitanos se sentiram esquecidos pelo Governo Português. Em 1820 um movimento conhecido como Revolução do Porto estourou em Portugal. Os líderes do movimento tinham como principal exigência a criação de uma nova constituição e o imediato retorno de Dom João VI a Portugal.

Em 1821 Dom João retorna para Portugal deixando para o seu filho, o Príncipe Dom Pedro, a tutela do Brasil como regente.

Em 1824 D. João VI teve seu trono ameaçado por uma conspiração organizada por Dona Carlota Joaquina. Queria era colocar seu filho, o Infante Dom Miguel, no trono português mas que governaria sob sua tutela. O golpe fracassou pois os ingleses protegeram Dom João que enfurecido mandou seu filho Dom Miguel ao exílio.

 Dom João VI morreu em Lisboa em 10 de Março de 1826. O falecimento repentino de Dom João VI gerou a suspeita que ele havia sido assassinado por envenenamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)