Aulas de História do Brasil

29 de jun. de 2014

Dom Pedro I

Príncipe Português responsável pela Independência do Brasil.

Tornou-se o primeiro Imperador do Brasil, governando-o de 1824 a 1831 com o título de Dom Pedro I.

Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança de Bourbon, este era o nome completo de Dom Pedro I.

Era filho de Dom João VI, Rei de Portugal com a Rainha Carlota Joaquina. Nasceu no Palácio de Queluz em 12 de Outubro de 1798.

Em 1801 o primogênito do rei de Portugal e herdeiro do trono, Dom Antônio de Bragança, morre repentinamente. Dom Pedro então passou a ser o herdeiro de Dom João VI, que na época governava Portugal como Príncipe Regente.

Em 1808, ainda criança, Dom Pedro muda-se para o Brasil acompanhado toda a Família Real Portuguesa que havia fugido de Portugal para se preservar do sitio organizado por Napoleão da França.

Em 1819 D. Pedro casa-se com a filha do rei da Áustria, a Arquiduquesa Dona Leopoldina.

Em 1821 Dom Pedro foi nomeado pelo seu pai como Príncipe Regente do Brasil. Dom João VI foi obrigado a retornar a Portugal em consequencia da Revolução do Porto. A Corte Portuguesa também queria que o Brasil voltasse a ser uma colonia, perdendo assim os direitos conquistados com a formação do Reino Unido de Portugal e Algarves, criado por Dom João VI.

Tais revindicações das Cortes de Lisboa gerou o descontentamento dos brasileiros, que por sua vez ganharam um grande aliado, Dom Pedro.

Dom Pedro também foi pressionado pelos políticos de Portugal a retornar a Lisboa. Em 9 de Janeiro de 1822, persuadido pelo povo brasileiro, o príncipe herdeiro de Portugal recusou-se a embarcar para a sua terra natal. Tal atitude ficou conhecida como o Dia do Fico.

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!" 
Com esta frase Dom Pedro ratificou a sua preferência pelo Brasil, Afirmou ainda que nenhuma ordem vinda de Portugal seria acatada no Brasil sem a sua autorização. Estava claro que o Brasil alcançaria sua emancipação em relação a Portugal. A Independência do Brasil era questão de tempo.

Em 7 de Setembro de Setembro de 1822, Dom Pedro resolveu dar um basta na dominação de Portugal sobre o Brasil. As margens do rio Ipiranga, Dom Pedro gritou a celebre frase: Independência ou Morte.
O Brasil deixou de ser colônia para se transformar numa nova nação independente.

Em 1823 Dom Pedro, com o apoio velado do povo, foi coroado Imperador do Brasil, recebendo o título de Dom Pedro I.

Em 1824 foi outorgada a Primeira Constituição do Brasil que dividiu os poderes da nação em legislativo, executivo e judiciário. D. Pedro I tinha o poder de moderar as decisões do executivo, tal critério geraria desavenças com os outros poderes e como consequência o crescimento da impopularidade de Dom Pedro I. O jovem Imperador passou a ser visto como um líder autoritário que passava por cima da própria constituição brasileira.

Em 1826 herda do seu pai o trono de Portugal, mas por pressão dos brasileiros, renuncia a Coroa Portuguesa deixando-o para a sua filha, Maria da Gloria.

Em 1831, não aguentado mais a pressão politica, Dom Pedro I abdica ao trono brasileiro a favor de seu filho, o pequeno Pedro de Alcântara.

Dom Pedro retorna a Portugal para iniciar uma luta contra as tropas leais ao seu irmão, o Duque de Bragança. Dom Miguel (Duque de Bragança) havia usurpado o trono português governado por Maria da Gloria.

Em 1834 as tropas liberais lideradas por Dom Pedro consegue vencer as tropas de Dom Miguel nas Guerras Liberais. Maria da Gloria foi reconduzida ao trono português recuperando o seu título de Maria II, Rainha de Portugal.

Dom Pedro, aquele que um dia foi Imperador do Brasil, morreu em 24 de Setembro de 1834 em consequência de uma tuberculose.

Em 1972 os restos mortais do Primeiro Imperador do Brasil foram transferidos de Lisboa para o Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)