Administrador de origem germânica contratado pela Companhia das Índias Ocidentais para governar a colônia holandesa no Brasil.
Maurício de Nassau Siegen nasceu em Dillenburg, região da antiga Prússia, atual Alemanha.
Nascido em 17 de Junho de 1604, Nassau descendia da realeza holandesa.
Estudou em mais de uma universidade até ingressar no exército da Holanda, participando da Guerra dos Trintas Anos.
Em 1637 Maurício de Nassau, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais, invadiu a Capitania de Pernambuco. Desembarcou em Recife travando um violento combate contra as forças luso espanholas que defendiam Pernambuco.
A colônia brasileira nesta época pertencia ao Rei Espanhol que também passou a reinar sobre Portugal e suas colônias em consequência da União Ibérica.
O Governo de Mauricio de Nassau
Mauricio de Nassau, como chefe supremo do exército da Companhia das Índias Ocidentais, passou a governar Pernambuco como Governador Geral.O domínio da Companhia Holandesa sobre Pernambuco sofreu pouca resistência por parte dos colonos, pois os mesmo foram beneficiados com a administração de Maurício de Nassau. Nassau estabeleceu uma relação de confiança com os senhores de engenho de Pernambuco. A eles foi concedido vultosos empréstimos para serem investidos na produção de açúcar. As cidades de Recife e Olinda também foram beneficiadas com grandes urbanizações.
Maurício de Nassau tentou sem êxito também conquistar a Bahia e o Maranhão. Fracassada a tentativa de conquistar essas duas capitanias, os dirigentes holandeses passaram a criticar a administração de Maurício de Nassau.
Pressionado, Maurício de Nassau entregou o cargo de administrador da colônia holandesa no Brasil para o Supremo Conselho Holandês em Maio de 1644. Após alguns anos da saída de Maurício de Nassau do governo, Portugal conseguiu libertar Pernambuco do domínio holandês.
De volta a Holanda, Maurício de Nassau continuou a servir a Monarquia de Orange como chefe militar e administrador. Foi nomeado governador de algumas regiões holandesas e mais tarde embaixador.
Em 1652 Mauricio de Nassau recebeu o título de Príncipe do Sacro Império Germânico.
Em 1674 Mauricio de Nassau se aposentou da vida politica e militar, passando a viver seus últimos anos de vida em Kleve, na Alemanha. Faleceu em 20 de Dezembro de 1679 aos 75 anos de Idade.
LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL
0 comentários:
Postar um comentário
Regras para comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.
Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com