Conflito armado de carater messiânico ocorrido no sul do Brasil.
A Guerra de Contestado ocorreu numa região disputada por Santa Catarina e Paraná.
Esta região, habitada por pequenos posseiros de terra, ganhou grande importância devido a implantação de projetos econômicos.
O Governo Brasileiro havia contratado empresas estrangeiras para a criação de uma estrada de ferro que passaria por todo o Sul do país.
Em 1910 teve início a construção da estrada de ferro Brazilian Railway. Com a construção desta obra, muitos posseiros da região contestada perderam suas propriedades.
Uma empresa madereira também se instalou na região, a Southern Lumber. A madereira contratou trabalhadores vindos dos estados vizinhos. Estes por sua vez passaram a habitar a zona contestada.
Percebendo que a região se tornaria prospera, tanto o Estado de Santa Catarina quanto Estado do Paraná queriam anexar a região, levantando-se assim a Questão do Contestado.
Quando a estrada chegou ao seu estágio final de construção, muitas pessoas ficaram desempregadas. Sem uma fonte de renda, essas pessoas passaram a invadir algumas propriedades particulares para a prática da agricultura de subsistência.
Entres esses invasores estava o Monge José Maria, figura de grande popularidade que passou a ser visto como líder.
José Maria iniciou um movimento messiânico aderido por milhares de pessoas. Agindo como profeta ele formou uma grande comunidade religiosa.
Os latifundiários da região temendo o grande numero de camponeses pediu auxílio as forças policias do Paraná afim de expulsar José Maria e seus seguidores.
O Governo do Paraná na verdade achava que esses sertanejos eram invasores que habitaram a região contestada para toma-la em nome de Santa Catarina.
Em Setembro de 1912, o Paraná enviou um regimento de segurança com a missão de expulsar o sertanejos invasores. Os seguidores de José Maria revidaram a hostilidade sofrida dando inicio a Guerra do Contestado.
No primeiro combate contra os sertanejos, as forças do Paraná levaram a melhor. O Reduto de Taquaraçu foi destruído e José Maria morreu em combate.
Com a morte de José Maria os sobreviventes do reduto messiânico de taquaraçu emigraram para a comunidade de Caraguatá.
Achando que Caracatá seria destruída assim com Taquaraçu, as autoridades do Paraná agiram sem cautela. Em desvantagem numérica, eles foram facilmente vencidos.
Vitoriosos nas últimas batalhas contra as forças governamentais, os rebeldes haviam formado novos redutos como o de Santo Antônio, Bom Sossego e São Sebastião.
No reinicio das lutas, todos esses redutos foram destruídos com os rebeldes fugindo. Com a derrota sofrida os sertanejos da zona contestada formaram um novo reduto, o de Santa Maria.
O novo núcleo sertanejo reuniu um número maior de rebeldes. Novamente em desvantagem as forças do Paraná pediram auxílio ao Governo Federal, deixando preocupado o presidente do Brasil da época, Hermes da Fonseca.
Assim como na Guerra de Canudos, os rebeldes do contestado foram vistos pelo Governo Brasileiro como fanáticos Monarquistas.
Tropas do Exército Brasileiro, comandada pelo General Setembriano Carvalho, foram enviadas para a zona contestada para aniquilar o movimento rebelde.
Em 1916 os rebeldes, nesta altura liderados por Deodato Manuel Ramos, foram derrotados definitivamente. Com ajuda de aviões bombardeiros, o Exército Brasileiro conseguiu destruiu Santa Maria.
Na Guerra do Contestado morreram aproximadamente 20 mil pessoas.
VEJA TAMBÉM: Guerra de Canudos
14 de mar. de 2010
Guerra do Contestado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
0 comentários:
Postar um comentário
Regras para comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.
Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com