Revolta originaria das disputas politicas entre Liberais e Conservadores.
A Revolução Liberal de 1842 foi um levante dos liberais da província de São Paulo e Minas Gerais.
Ao final das Eleições do Cacete o Partido Liberal havia conseguido eleger a maioria dos deputados eleitos para a Assembléia dos Deputados.
O Partido Conservador sabia que os Liberais haviam fraudado as eleições e por isso buscaram a anulação dos votos.
O Conselho de Ministros, formado na maioria por Conservadores, solicitou a D. Pedro II que anula-se os votos da Eleição do Cacete. Em 1842 O Ministério Liberal foi dissolvido e os Conservadores novamente retornaram ao poder.
Não aceitando a troca de ministério, os Liberais iniciaram uma revolta que ficou conhecida como Revolução Liberal de 1842.
Liberais de duas províncias aderiram a revolução, São Paulo e Minas Gerais.
Em São Paulo, a Revolta Liberal iniciou-se na Cidade de Sorocaba. Na província paulista, o movimento foi liderado pelo ex-regente Antônio Feijó e pelo Brigadeiro Tobias de Aguiar. As cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena e Silveira, também decidiram apoiar os Liberais.
Em Minas Gerais a liderança da revolução ficou nas mãos de Teófilo Otoni. As cidades de Santa Luzia, Santa Bárbara, Caeté e Sabará apoiaram os liberais mineiros.
Queriam os rebeldes liberais retomar o governo através da luta armada. Eles formariam a Coluna Libertadora que marcharia até ao Rio de Janeiro para derrubar o Governo Conservador.
O Governo Imperial decidiu continuar com seu apoio aos conservadores. Para combater os revoltosos liberais foram organizadas tropas lideradas pelo Barão de Caxias.
Tanto os liberais de São Paulo quanto os liberais de Minas Gerais foram derrotados e presos pelos comandados de Caxias.
Os que conseguiram escapar do cerco de Caxias refugiram-se no Rio Grande do Sul, onde foram acolhidos pelos Revolucionários Farroupilhas.
Com a subida do Partido Liberal ao poder em 1844, todos os liberais envolvidos na Revolta Liberal de 1842 foram anistiados.
LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL IMPERIAL
14 de mar. de 2010
Revolução Liberal de 1842
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
num intendi nda
ResponderExcluirvai estudar mais então !
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTerra
Excluirgostei muito das informações !!
ResponderExcluirmuitoo boom !!
ajudoou bastante na pesquisa , bem fácil de entender
Muito legal o blog de vcs.Inclusive peço autorização de colocar o texto no blog queluz-em-debate na exposição virtual sobre o tema com a gente acrescendando mais informações.Fico no aguardo nosso email é queluz.em.debate@gmail.com
ResponderExcluirObrigado
João Vicente
Coordenador responsavel pelo Projeto Memória Viva Queluz de Minas
very much good
ResponderExcluirvery much cool
lots of awesome
ExcluirAeeeeee valeu pela ajuda!!! bjsss
ResponderExcluirImportante lembrar que a batalha decisiva da Revolução Liberal de 1842 , ocorreu em Lagoa Santa MG (historicamente comprovada ).
ResponderExcluirE pela oralidade única vez que o cientista Peter Lund, e seu farmaceutico Roepstoff,atuaram como clínicos no Brasil.
Maria Marilda Pinto Correia Lagoa Santa MG
mt bom, mt bom, ajudou pra caramba
ResponderExcluirmuito bomm a explicação simples e direta gostaria de informar a nossa amiga maria marilda que o ultima batalha ocorreu em campinas s/p no antiga fazenda venda grande onde esta hoje o bairro jardim santa monica morro aqui e existe ate um monumento tumulo na av dario freire meirelles se quiser informações a filiada da rede globo aqui eptv fez uma materia a respeito e so buscar imformacoes na net
ResponderExcluirmuito bom, me ajudou a entender história
Excluirgostei muito! tem me ajudado a entender melhor a história de maneira objetiva.
ResponderExcluirMuito bom o material. o Brasil e Minas Gerais e muito rico de historia. Eu sou suspeito pra falar pois sou Mineiro e não troco aqui por nada desse mundo
ExcluirDavid Villela
legal me ajudou bastante
ResponderExcluirmuito bom, deu pra entender toda a historia
ResponderExcluirMuito bom, os livros didáticos deveriam se menos didáticos e mais detalhistas e fiéis e claro, menos tradicionais quanto aos fatos históricos. Contudo, cabe aos estudante( como eu e muito por aí) ser um "estudante - pesquisador". Buscar a fonte e dela beber. Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirOdeio estudar .......
ResponderExcluirque ruim
ExcluirNão entendo nd
ResponderExcluirNão entendi nada
ResponderExcluir