Revolta popular ocorrida no Rio de Janeiro no ano de 1904.
A Revolta da Vacina foi desencadeada pela miséria em que a população do Rio de Janeiro estava submetida.
Nos primeiros anos do Brasil Republicano o Rio de Janeiro, capital do Brasil, passou por um grande crescimento demográfico.
O crescimento populacional deve-se principalmente aos ex-escravizados negros e aos imigrantes que chegavam aos milhares a cidade carioca.
Este grande número de pessoas passou a viver em cortiços espalhados por toda a cidade. Essas habitações, sem a menor condição de higiene, eram desprovidas de rede de esgoto e coleta de lixo.
O ambiente precário em que a população do Rio de Janeiro vivia desencadeou uma série de surtos de doenças como a varíola, febre amarela e peste bulbônica.
Buscando a reestruturação do Rio de Janeiro, o Presidente Rodrigues Alves apoiou os projetos de Lauro Muller e Oswaldo Cruz.
Como Secretário das Obras Públicas do Rio de Janeiro, Lauro Muller ordenou a demolição dos cortiço que se propagaram na capital.
Muitas das famílias desalojadas tiveram suas vidas dificultadas, passaram a morar longe de seus locais de trabalho.
Em conjunta acão com Lauro Muller estava o médico Oswaldo Cruz, Secretário da Saúde Pública do Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz conseguiu aprovar no Congresso Brasileiro uma lei que obrigava a população a tomar vacinas.A Lei da Vacina foi a gota d'água para a população.
Em 5 de Novembro de 1904, os opositores do governo aproveitando-se da insatisfação popular, conseguiram desencadear uma grande revolta que ficou conhecida como Revolta da Vacina. Líderes militares e estudantis também aderiram ao movimento.
Não informada sobre os efeitos da vacina, o povo negou-se a se vacinar. Muitos vacinadores foram agredidos. Exaltada, a população começou a depredar e incendiar os principais pontos da cidade. Diante de tal situação, o governo decretou estado de sitio.
Somente em Março de 1905, após usar a força, é que as autoridades do Rio de Janeiro conseguiram conter a rebelião.
Os populares que participaram da Revolta da Vacina foram detidos. Muitos deles foram deportados para o Norte do Brasil, passando a viver no Acre.
Segundo as fontes da época, no conflito entre a população e as forças governistas, morreram 30 pessoas e outras 110 saíram feridas.
LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL REPUBLICANO
14 de mar. de 2010
Revolta da Vacina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
0 comentários:
Postar um comentário
Regras para comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.
Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com