Aulas de História do Brasil

20 de nov. de 2009

A Proclamação da República Brasileira

Fato histórico em que o Brasil deixou de ser uma monarquia para se transformar numa República.

A Proclamação da República do Brasil foi um acontecimento gerado pela mudança socioeconômica do pais.

O Império Brasileiro governado por D. Pedro II havia perdido apoio de seus principais alicerces de sustentação.15 de Novembro 1889
A perda do apoio das principais classes sociais foi gerado pelas seguintes questões:

Questão Militar

Ao final da Guerra do Paraguai, os militares, em retorno ao Brasil, voltaram com o pensamento político mudado. Eles haviam absorvido as idéias republicanas que estavam sendo praticadas pelos países latino-americanos.

As nações da América do Sul tinham adotado o presidencialismo como forma de governo. O Brasil era o único país do continente governado por um Imperador.

Consciente de sua importância dentro da sociedade brasileira e por não terem respaldo político, os militares passaram a conspirar contra o império. O Exército passou a desejar a implantação de um governo republicano no Brasil.

A Questão Religiosa

Desde o início do Império, a Igreja Católica estava ligada ao governo. Os padres recebiam uma remuneração para seus gastos nas atividade religiosas. Em troca deste pagamento, a Igreja tinha o trabalho de emitir certidões de nascimento, registrar casamentos e documentos de óbitos.

Ao Governo Imperial também foi concedido o Beneplácito, o direito de validar ou não as ordens do papa no Brasil.

A relação entre Igreja e Império seria abalada com um incidente envolvendo a Maçonaria. Em 1864, a Igreja Católica ordenou que todos os católicos cortassem seus vínculos com essa sociedade secreta. Aqueles que continuassem a frequentar as irmandades secretas deixariam de ser reconhecidos como católicos.

Como muitos representantes do Governo Imperial eram maçons, Dom Pedro II não autorizou a aplicação do decreto papal no Brasil. Mesmo assim os bispos de Olinda e Pará resolveram obedecer as ordens do líder supremo da Igreja Católica, o Papa.

Pela desobediência civil esses dois eclesiásticos foram presos, o que ocasionou uma má reputação para o Império. A partir de então a Igreja Católica no Brasil, com seus milhares de seguidores, passou a desaprovar o Governo de Dom Pedro II.

A Questão Servil

A Aristocracia rural era a classe mais prestigiada do Império. Com o Fim da Escravidão no Brasil, os aristocratas foram prejudicados profundamente pois o elemento escravo era a força motora de seus empreendimentos rurais.

Muitos deles passaram então a investir suas riquezas em projetos industriais e como estavam magoado com o Império, passaram a vê-lo como um empecilho ao desenvolvimento econômico do pais.

Por todos esses motivos o Governo Imperial do Brasil ganhou inúmeros inimigos. As classes dominantes queriam maior participação política e perceberam que isso só seria passível com a proclamação da República Brasileira.

E foi neste jogo de interesses que a elite da época se uniu pelo ideal republicano. Ficou decidido que o golpe de Estado seria dado pelos militares que em seguida formariam um governo provisório.

Os conspiradores republicanos deram ao Marechal Deodoro da Fonseca a tarefa de derrubar o governo imperial de Dom Pedro II. Como combinado, outras tropas se uniriam as do marechal na missão de depor Dom Pedro II.

No dia 15 de Novembro de 1889, Deodoro da Fonseca com suas tropas enfileiradas na Praça da Aclamação, derrubou o governo de D. Pedro II e proclamou a República Brasileira. A nova nação passou a se chamar Estados Unidos do Brasil.

Marechal Deodoro, líder da conspiração republicana, foi eleito o Primeiro Presidente do Brasil.
D.Pedro II com toda a sua família teve que deixar o Brasil em exílio a Europa.

LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL REPUBLICANO

Um comentário:

  1. Não muito detalhado, e faltando bastante coisa, mas como resumo, ajudou-me bastante a me situar nesse contexto! Obrigada.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)