Revolta provinciana iniciada em 1835 no Grao-Pará, no Norte do país.
A Cabanagem foi um movimento nascido da miséria e da fome.
A revolta ficou conhecida como Cabanagem pelo fato de a maioria dos envolvidos viverem em cabanas a beira de igarapés e rios da Amazônia.
A principal atividade econômica do Grão-Pará no Século XIX era o extrativismo. O dinheiro que estes sertanejos conseguiam em seus trabalhos mal dava para sobreviver. Em igual situação também estavam os fazendeiros e comerciantes do Grão-para.
Em 1835 decididos a mudar essa situação os cabanos liderados por estes comerciantes e fazendeiros, depuseram e assassinaram o Presidente da Província do Grão-Pará, Lobo de Sousa.
Controlando a capital Belém, os rebeldes cabanos escolheram como novo presidente da região Félix Clemente Malcher. Os Irmãos Vinagre que lideravam as tropas cabanas acusaram Félix Malcher de trair o movimento. Logo ele foi assassinado e Pedro Viana Vinagre foi nomeado novo presidente.
Para contornar a situação no Grão-Pará o Governo Regencial enviou tropas comandadas pelo Marechal José Rodrigues, iniciando assim os combates.
Depois de uma batalha sangrenta, os rebeldes da cabanagem tiveram que abandonar Belém e se refugiaram no interior.
Os cabanos se reorganizaram e novamente conseguiram tomar a capital Belém. Nesta altura da guerra, Eduardo Angelim foi escolhido por eles como novo presidente.
Uma nova expedição militar foi enviada pelo Governo, desta vez comandada pelo General Soarez de Andrea.
A disputas internas pela liderança do movimento somado a fome e as doenças que assolaram a região, fez com que o movimento cabano perdesse consistência, o que resultou em nova derrota dos rebeldes.
Mesmo assim as lutas continuaram no interior da província. Os últimos a resistirem foram as tribos indígenas da Amazônia.
A cabanagem foi definitivamente sufocada em 1840. Na Guerra dos Cabanos morreram aproximadamente 40 mil pessoas.
VEJA TAMBÉM: A Guerra dos Farrapos
0 comentários:
Postar um comentário
Regras para comentários:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.
Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com