Aulas de História do Brasil

20 de nov. de 2009

O Fim da Escravidão no Brasil

A Escravidão no Brasil foi extinta em definitivo em 13 de maio de 1888.

Neste dia a Princesa Isabel, Filha de D. Pedro II, assinou a Lei Áurea que assegurou total liberdade ao Escravos do Brasil.
Desde os tempos do Brasil Colônia, o Brasil foi o maior mercado consumidor de escravos do Mundo. Milhões de Negros Africanos vieram para cá para trabalharem como escravos.

No século XVIII ocorreu na Inglaterra a Revolução Industrial. Em busca de novos mercados consumidores pelo Mundo, os ingleses perceberam que o Brasil era um bom lugar para se investir. No entanto, para isso acontecer teriam antes que acabar com o escravismo no território brasileiro.

O trabalhador escravo ganharia liberdade e passaria a ser um trabalhador assalariado. Consequentemente passariam a ter poder aquisitivo para comprar produtos industrializados. Com este pensamento a Inglaterra se engajou na tarefa de conter a chegada de mais escravos na América do Sul.

Em 1845 o Parlamento Inglês decretou a Lei Bill Aberdeen que proibia o trafico de escravos. A Marinha Britânica ficou responsável pelo aprisionamento de navios negreiros pelos oceanos.

Cedendo as pressões dos ingleses o Governo Imperial Brasileiro decretou em 1850 a Lei Eusébio de Queiroz, que proibia o trafico de escravos no Brasil.

O Movimento Abolicionista Brasileiro

Antes da assinatura da Lei Áurea os Abolicionistas na tentativa de acabar com a escravidão no Brasil conseguiram aprovar algumas leis a favor do negro escravo.

Em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre de autoria do Visconde de Rio Branco. Esta lei assegura a liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir desta data.

Em 1885 foi decretado a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotejipe. Tal lei concedia liberdade aos poucos escravos que chegavam até a idade de 65 anos.

Em 13 de maio de 1888 foi assinada a última e mais importante de todas as Leis Abolicionistas, A Lei Áurea,, que marcou o Fim da escravidão no Brasil.

Em substituição aos escravos negros, muitos imigrantes europeus vieram para o Brasil para trabalharem como trabalhadores assalariados.

Os Negros haviam conquistado a tal sonhada liberdade, mas muitos não conseguiram um trabalho remunerado pois eram marginalizados dentro da sociedade.

LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL IMPERIAL

7 comentários:

  1. Muiiiiiiiitooo bom seu site !! tudo muito bem explicado e resumido !! Parabéns Gabriela - Rj Teresópolis

    ResponderExcluir
  2. muito bom obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito...obg e parabéns Gabriela




    ResponderExcluir
  4. Oi Gabriela .
    Parabéns .
    Estou fazendo esse trabalho para a escola , a minha professora Aline Lírio me aprovou
    Te peço que ouça uma coisa
    O Meu Obrigada
    OBRIGADA GABRIELA
    Emilly Rio de Janeiro (RJ) . São joão de miriti

    ResponderExcluir
  5. muito bom espero que me ajude

    ResponderExcluir
  6. Parabéens ! Me ajudou muito nos estudos aqui rs'
    Farei uma prova amanha de no caso hj mais tarde pq já passou de meia noite né rs' ,, de história ... Mt obg ! Deus te Abençõe Gabiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :)
    E a propósito meu Nome é Julhiana Martins ;) tenho 14 anos !
    Bjoos :*

    ResponderExcluir
  7. muito bom seu site vc fez bem eu lhe agradeço muito pelo que vc nos ajudou nos estudos eu lhe desejo tudo de bom na vida parabens pelo site Deus lhe abençoe muito. :D OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)