Aulas de História do Brasil

4 de nov. de 2009

Independência do Brasil

Fato marcante da História Brasileira onde o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa para se transformar numa nova Nação.

A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de Setembro de 1822.

Neste dia Dom Pedro as margens do Rio Ipiranga gritou a famosa frase: Independência ou Morte!

HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Em consequência da Revolução do Porto ocorrida em Portugal, Dom João VI retornara a Lisboa para jurar a nova constituição. Ao deixar o Brasil o Monarca Lusitano havia decidido que seu filho, D. Pedro, governaria o Brasil como Regente. Dom Pedro iniciou seu governo como regente em meio a um clima tenso.

As Cortes de Lisboa queriam por fim aos benefícios que o Brasil havia conquistado no governo de Dom João. Já os representantes da Elite Brasileira viram a regência de D. Pedro como um momento oportuno para libertar o território brasileiro do domínio Português.

Neste jogo de interesses os brasileiros levaram a melhor, a figura de Dom Pedro I tornou-se carismática entre os brasileiros. Dom Pedro seria visto mais tarde como o Defensor Perpetuo do Brasil.

Os Portugueses haviam percebido que D. Pedro de certa forma estava sendo persuadido pelos brasileiros nas escolha de suas decisões politicas.

O fim do Pacto Colonial e a elevação do Brasil a categoria de Reino Unido desagradou em muito os portugueses, pois foram prejudicados economicamente.

Decididos a não ficarem no prejuízo os lusitanos através das Cortes de Lisboa fizeram a D. Pedro uma série de exigências, tendo como principais; o retorno do Brasil a categoria de Colônia e a imediato retorno do mesmo a Portugal.

Uma das decisões da Corte de Lisboa ordenava que os governos provinciais deveriam obedecer as ordens vindas de Lisboa e não as do Príncipe Português.
D. Pedro considerou esta exigência uma afronta a sua autoridade como governante regente e decidiu se engajar definitivamente pelo ideal de emancipação do Brasil.

Em 8 de Janeiro de 1822 depois de ouvir dos brasileiros muitos pedidos implorando que ele ficasse, Dom Pedro falou a seguinte frase: Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga aos brasileiros que Fico. Este dia ficou conhecido historicamente como o Dia do Fico.

Para demonstrar sua desobediência as Cortes de Lisboa, Dom Pedro criou um ministério brasileiro liderado por José Bonifácio de Andrada e Silva, mais conhecido como o Patriarca da Independência.

Bonifácio compôs uma quadro politico independente de Portugal, criando medidas e decretos favoráveis a Independência do Brasil.

As principais medidas tomadas por José Bonifácio foram:

Decretar o Cumpra-se - Todas as exigências feitas pela corte lusitana só seriam aqui acatadas se D. Pedro consentisse.

. Concedeu a Dom Pedro o titulo de Defensor Perpetuo do Brasil.
. Proibiu a entrada de tropas portuguesas no Brasil sem a autorização de D. Pedro.
. A criação de uma Assembléia Constituinte Brasileira.

Ao ser informado das decisões de Dom Pedro,os portugueses redigiram novas ordens ao príncipe português afirmando que caso ele não as cumprir-se Portugal enviaria tropas ao Brasil para por fim ao seu governo.

D. Pedro que estava retornado de uma viagem a São Paulo foi de encontro a um grupo de mensageiros que lhe entregaram 3 cartas.

A primeira carta relatava as ordens de Portugal, as outras duas restantes eram de autoria de Bonifácio e de Dona Leopoldiana, esposa de Dom Pedro.

José Bonifácio e Dona Leopoldina aconselharam a Dom Pedro que fosse consumado a emancipação do Brasil. Dom Pedro após ler estas cartas, ali mesmo, as Margens do Rio Ipiranga declarou a celebre frase: Independência ou morte.

Em 7 de Setembro de 1822 o Brasil se tornava uma nação independente de Portugal, a Nação Brasileira.

O Grito de Independência foi imortalizado no quadro pintado por Victor Meireles.
Vitor MeirelesAlgumas províncias brasileiras que estavam nas mãos de militares e burgueses portugueses não reconheceram a Independência do Brasil. Os Estados da Bahia, Maranhão, Piauí, Grão Para e Província Cisplatina resolveram não aderir a emancipação.

Para enfrentar aqueles que se negavam a reconhecer a Independência do Brasil, Dom Pedro contratou tropas mercenárias estrangeiras. Após algumas batalhas estes focos de resistência foram derrotados o que assegurou em definitivo a Independência do Brasil.

A Independência do Brasil foi um movimento originado da união dos interesses da Elite Rural Brasileira com a vontade de Dom Pedro.

Não houve mudança significativa na sociedade da época. A forma de governo continuou a ser monárquico e a estrutura social escravista.

Em 1 de Janeiro de 1823 numa cerimonia sem a participação popular, o Príncipe Português foi coroado Imperador do Brasil com o titulo de Dom Pedro I.

Portugal venho a reconhecer a Independência do Brasil após receber uma indenização de 2 milhões de Libras do Governo Imperial Brasileiro.

VEJA TAMBÉM: O Reinado de Dom Pedro I

2 comentários:

  1. A Confederação do Equador, em 1824, nos estados de PE,RN e CE, pode ser considerado um Foco de Resistência à Independência do Brasil?

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)