Aulas de História do Brasil

24 de set. de 2009

Guerra do Paraguai

Guerra que se tornou o maior conflito armado da história da América Latina.

A Guerra do Paraguai envolveu argentinos, brasileiros e uruguaios contra os paraguaios.

De um lado estava o Paraguai do Ditador Francisco Solano Lopez. Do outro lado, a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.Guerra na America do Sul
A Guerra do Paraguai foi causada pelo Ditador Solano Lopez. O líder paraguaio promoveu uma política ofensiva que quebrava a soberania territorial do Império Brasileiro e da Nação Argentina.

Antes da guerra iniciar-se, o Paraguai era o país mais prospero da América do Sul. No Paraguai havia um grande núcleo industrial fazendo do país uma potência econômica. Solano Lopez também fez com que a população paraguaia fosse bem instruída, o índice de analfabetismo era quase nulo.

Para que a economia paraguaia continuasse crescendo, Solano Lopez teria que conquistar uma saída para o Oceano Atlântico fazendo assim escoar a produção industrial. No entanto, para que isso acontecesse o ditador teria que conquistar territórios pertencentes a Argentina e Brasil.

Consciente que essa conquista só seria possível através de uma guerra, Solano Lopez montou um poderoso exército, transformando o Paraguai na mais forte potência militar da América do Sul.

O crescimento econômico do Paraguai não foi bem visto pela Inglaterra que tinha seus produtos desbancados pelos produtos paraguaios na América do Sul. os ingleses passaram a desejar a destruição econômica do Paraguai.

O Inicio da Guerra

Em 1864 ocorreu uma crise diplomática entre o Império Brasileiro e o Uruguai governado por Atanázio Aguirre. O Governo Brasileiro havia afastado Aguirre do poder, botando outro governante em seu lugar . Solano Lopez que era aliado de Aguirre, tentou mediar a paz entre os dois países, coisa que o Brasil recusou. Era o pretexto que Solano Lopez queria, o Ditador considerou a atitude brasileira uma ofensa e iniciou a Invasão do Brasil.

Em Novembro de 1864 sem qualquer declaração de guerra, os paraguaios aprisionaram o Navio Brasileiro Marquês de Olinda, saqueando todos os seus bens valiosos e incorporando tal navio á marinha paraguaia. No mês seguinte as tropas paraguaias invadiram o Mato Grosso e o Rio Grande do Sul afim de chegarem ao Uruguai e recolocar Aguirre novamente ao poder uruguaio.

A Formação da Tríplice Aliança

Antes de se infiltrar no Rio Grande do Sul, o Exército Paraguaio teve que passar pelo território argentino. O governante da Argentina, Mitre, não havia permitido a passagem das tropas de Solano Lopez pelo seu país. Por quebrar a neutralidade da Argentina, o Paraguai ganhou mais um inimigo. Os argentinos aliaram-se os brasileiros, em seguida foi a vez do Uruguai.

Venâncio Flores que tomou o poder uruguaio de Aguirre com a ajuda do Brasil, tratou logo de juntar-se aos brasileiros e argentinos na luta contra Solano Lopez. Em 1 de Maio de 1865 estes três países firmaram um acordo militar que deu origem a Tríplice Aliança.

O comando das Forças Aliadas Latina ficou com o General Mitre. Na busca de soldados para lutar na guerra, o Império Brasileiro criou a campanha Voluntários da Pátria. No entanto, poucas pessoas apresentaram-se para a tarefa. O Brasil então decidiu fazer o alistamento forçado. Muitos fazendeiros não querendo que seus filhos participassem da guerra, resolveram enviar escravos para lutarem. Milhares de escravos foram usados na guerra com a promessa de ganharem a liberdade após ao final do conflito.

A primeira vitoria dos brasileiros ocorreu no Rio Grande do Sul, o General Uruguaio Estigarribia, foi derrotado em Uruguaiana.

Batalha Naval do Riachuelo

Para que se consumasse a conquista dos territórios ocupados no Brasil, Solano Lopez teria que ter total controle sobre o Rio Paraná.

Em Junho de 1865 aconteceu a Batalha Naval do Riachuelo. A Frota Naval Paraguaia foi derrotada pela Armada Imperial Brasileira comandada por Manuel Barroso. Com a derrota sofrida, os paraguaios perderam o controle do rio e ficaram isolados sem receber suprimentos vindos do exterior.
batalha navalApós esse episódio, as Tropas Paraguaias passaram para a defensiva.

No dia 16 de Abril de 1866, as tropas aliadas pisavam em solo paraguaio. No mês seguinte, aconteceu a mais sangrenta das lutas da Guerra do Paraguai, a Batalha de Tuiuti que terminou a favor das forças da tríplice aliança comandada pelo General Mitre.

Para alcançar a Capital Paraguaia de Assunção, as forças aliadas teriam que derrotar o Exército Paraguaio que estava posicionado dentro de 3 fortificações que eram as de: Curuzu, Curupaiti e Humaitá.

Em Fevereiro de 1867, o brasileiro Duque de Caxias substituiu Mitre no comando supremo das tropas da Tríplice Aliança. Caxias decidiu fazer um grande ataque contra o Paraguai.

A Armada Imperial se encarregou de destruir a Fortaleza de Humaitá e o exército aliado fez um ataque em flanco em direção a Assunção.

Caxias fez suas últimas missões na guerra em Dezembro de 1868, estes combates ficaram conhecidos como Dezembradas. Duque de Caxias conseguiu inúmeras vitorias sobre o as tropas paraguaias do General Caballero.

o maior desses combates foi a Batalha do Avaí.batalha campalSolano Lopez não tinha mais o poderoso exército paraguaio que ele havia montado, muitos de seus soldados haviam morrido nas primeiras e grandes batalhas do conflito. Desesperadamente ele convocou a população civil paraguaia para defender o seu país.

Em 5 de Janeiro de 1869, a capital de Assunção foi conquistada. Solano Lopez não se deu por vencido e fugiu para o interior do país na tentativa de reorganizar a resistência paraguaia. Gaston de Orleans, mais conhecido como o Conde D’eu, que era casado com a filha de D Pedro II, ficou encarregado da caçada do líder paraguaio na Campanha das Cordilheiras.

Finalmente a Guerra do Paraguai chegava ao seu fim, no dia 1 de Março de 1870 Solano Lopez morreu em combate na região de Cerro Corá. O General paraguaio Calabello ainda tentou continuar a resistência mas vendo que estava em desvantagem, decidiu baixar as armas em Bella Vista. O tratado de paz entre Brasil e Paraguai só foi assinado em 1872.

A Guerra do Paraguai foi desastrosa para todos os países envolvidos. Praticamente todos os homens paraguaios foram mortos na guerra. A população paraguaia foi quase exterminada, dos 800 mil habitantes apenas 195. 000 sobreviveram.

Para o Brasil, com o termino da guerra os dias do Império estava contado, os militares passaram a conspirar contra o Império e os escravos que lutaram na guerra inspiraram os abolicionista a lutarem pelo fim da escravidão no Brasil.

O único país vitorioso nesta guerra foi a Inglaterra que conseguiu ver a ruína do Paraguai, seu único concorrente no mercado latino americano e de quebra vender armamentos para os brasileiros.

VEJA TAMBÉM: Deodoro da Fonseca Proclama a República

5 comentários:

  1. Me desculpe gente mas isso não me ajudou em nada. Sinto muito mas eu acho que isso pode ajudar em outras perguntas...Mas mesmo assim valeu a ajuda
    isso serve também.
    Obrigado.
    Beijos e Tchau.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo texto, completo e claramente desenvolvido !!

    ResponderExcluir
  3. Não ajudou mas obrigada!!!

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)