Aulas de História do Brasil

18 de set. de 2014

Marechal Deodoro da Fonseca

O Proclamador da República do Brasil, chefe do Governo Provisório e Presidente da República eleito pelo Congresso, em 1981.

O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente da história do Brasil.

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas, cidade que hoje leva o seu nome, em 5 de Agosto de 1827.

Em 1843, influenciado pelo seu pai, Deodoro da Fonseca dá inicio a sua carreira no Exército ao estudar na escola militar do Rio de Janeiro.

Em 1848 fez parte da campanha militar que sitiou Pernambuco e pôs fim a Revolução Praieira. Deodoro da Fonseca também participou das campanhas militares do Império Brasileiro na região Platina é lá ganhou destaque como militar de prestígio.

Em 1864 teve inicio a Guerra do Paraguai e Deodoro da Fonseca tornou-se uma das principais lideranças das tropas brasileiras. Ao final do conflito, Deodoro da Fonseca passou a ser um dos nomes mais respeitados dentro do Exército.

Em 1887 fundou o Clube Militar a fim de difundir os ideais dos militares que na época eram proibidos de se manifestarem politicamente. Neste mesmo ano ele alcançou a patente de marechal de campo.

Em 1889 lidera o movimento que derruba a Monarquia a favor de um governo republicano. Em 15 de Novembro de 1889 foi Proclamada a República e Deodoro da Fonseca foi o escolhido como chefe do Governo Provisório.

Em 1891, eleito pelo Congresso Brasileiro, o Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Ao tornasse Presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca passou a sofrer forte oposição do mesmo congresso que o elegeu. Apoiado pelo Exército e pela maioria dos governos estaduais, o presidente Deodoro da Fonseca fechou o Congresso e decretou estado de sítio, mesmo que ferindo a constituição da república.

A atitude do presidente fez com que um dos lideres da Marinha do Brasil, o Almirante Custódio de Melo, se rebelasse contra o governo.

Em 20 de Novembro de 1891, temendo uma guerra civil no Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo de Presidente do Brasil, sendo substituído por Floriano Peixoto.

Manuel Deodoro da Fonseca, Marechal de Guerra e Primeiro Presidente do Brasil, faleceu no Rio de Janeiro em 23 de Agosto de 1892.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)