Aulas de História do Brasil

25 de mai. de 2010

A Revolução de 1930

Golpe político que colocou Getúlio Vargas na presidência do Brasil.

A Revolução de 1930 deu fim ao governo oligárquico da República Velha.

O desentendimento entre os senhores do poder da Republica das Oligarquias, geraria um novo capítulo na política do Brasil.

Outro fator determinante para o fim do domínio politico da oligarquia cafeeira foi a crise econômica gerada pela Quebra da Bolsa de Valores em 1929.
Washington Luís, último presidente da República Velha, deveria indicar para a presidência um representante político de Minas Gerais.

A escolha de um candidato mineiro a presidência não ocorreu. Washington Luís indicou como candidato outro paulista, Júlio Prestes, atitude que selou o fim da Política do Café com Leite.

O governador de Minas Gerais, Antônio Carlos, desapontado com Washington Luís pelo fato de ele não tê-lo indicado como candidato a presidência, uniu-se aos políticos dos estados de oposição a oligarquia cafeeira.

Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba formaram a Aliança Liberal. Eles escolheram o gaúcho Getúlio Vargas para concorrer as eleições presidências.

Realizadas as eleições, o candidato da oligarquia cafeeira, como de costume, venceu as eleições presidenciais. Júlio Prestes foi o eleito.

Mesmo vencido nas eleições, a Aliança Liberal planejou um golpe político. O assassinato de João Pessoa, vice-presidente da candidatura de Vargas, foi o pretexto usado pela oposição para dar início a revolta que culminaria com a Revolução de 1930.

Tropas militares comandadas por Goes Monteiro se rebelaram no Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo o militar Juarez Távora, nome ligado ao Movimento Tenentista, também comandou tropas militares no nordeste brasileiro.

Os dois grupos rebeldes se uniram e foram em direção ao Rio de Janeiro afim de derrubar o governo de Washington Luís. Sem poder unir forças contra o grande numero de rebeldes, Washington Luís saiu da presidência deposto em 24 de Setembro de 1930.

Com a consumação da Revolução de 1930, o Governo Brasileiro ficou nas mãos de uma junta militar. No dia 3 de Novembro 1930, os militares entregaram o poder a Getúlio Vargas.

Uma vez nomeado presidente do governo provisório, Getúlio Vargas manteve-se no poder e governou o Brasil por um período de 15 anos.

VEJA TAMBÉM: Os 15 Anos da Era Vargas

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)