Período em que o estadista português Sebastião José de Carvalho e Melo governou Portugal e suas colônias com o aval da realeza portuguesa.
O Governo Marquês de Pombal foi marcado por ações políticas baseadas nos ideais do Iluminismo europeu.
Sebastião José de Carvalho e Melo, esse era o verdadeiro nome do Marquês de Pombal. Foi um dos mais conhecidos políticos da história portuguesa.
A Era Pombalina, foi assim que ficou conhecido o governo de Marques de Pombal. Foi o período em que ele teve o poder de decidir as principais decisões políticas de Portugal.
O Governo do Marques de Pombal no Brasil
No Brasil colonial, as ações administrativas do Marquês de Pombal ficaram conhecidas como Reformas Pombalinas.
Marquês de Pombal foi o responsável por grandes mudanças no Brasil Colônia. Uma de suas primeiras realizações politicas com relação ao Brasil foi a fundação da companhia do Grão-Pará e do Maranhão.
Os índios foram em certo ponto beneficiado pelo governo pombalino. A eles foi dado a emancipação e educação laica.
Os jesuítas se oporam ao ensino educacional proposto por Marques de Pombal e por isso, foram expulsos de Portugal e de todas as colônias lusitanas.
Em 1759 extinguiu as Capitanias do Brasil e três anos depois fez com que a colônia brasileira fosse elevada a condição de vice reino de Portugal.
Em 1760, Marques de Pombal foi nomeado Primeiro Ministro Português. Uma vez como principal liderança política de Portugal, Pombal encarcerou e exilou todos aqueles contrários a sua política administrativa.
Em 1763, Pombal escolheu o Rio de Janeiro como nova capital da colônia. Tal decisão foi tomada baseada na idéia que a cidade carioca daria mais dinamismo a econômia colonial por ser um dos principais centros mineradores do Brasil.
O Governo do Marques de Pombal chegaria ao fim no ano de 1777, ano da Morte de Dom José I. Demitiu-se do cargo antes que a rainha de Portugal o fizesse.
Neste mesmo ano, Dona Maria I que não simpatizava nenhum pouco com a figura do Marques de Pombal, ordenou a soltura de todas as pessoas que haviam sido presas e extraditadas por ordem de Pombal.
LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL
22 de mai. de 2010
O Governo Marquês de Pombal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
muito imformativoo
ResponderExcluircorrijam o ano de 1577, no penúltimo parágrafo.
ResponderExcluirO ano 1777 está correto, não é 1577. Bom, pelo menos é o que tem no meu livro de história (Ensino Fundamental 8º ano) dos autores: Anderson Roberti dos Reis e Débora Yumi Motooka.
ExcluirHumm..
ResponderExcluirBoa resolvel muito
ResponderExcluirserviu. :|
ResponderExcluirmais ou menos -------00000
ResponderExcluirFicou uma bostaa, tá tudo erradoo!
ResponderExcluirBrincs, tá tudo certinho....
O meu é o msm livro! Pra viver juntos, Antonio e Debora...mas quanto o afastamento de Pombal do poder, dona Maria I que o afastou, não foi ele qm pediu permissão!
ResponderExcluirBoa explicação do governo pombalino.
ResponderExcluirEsse artigo do governo de Marquês de Pombal no Brasil ajudou-me muito a concluir o meu trabalho de história do Brasil do 2° ano do ensino médio! =) Obrigado.
ResponderExcluir