Aulas de História do Brasil

27 de mar. de 2015

Rodrigues Alves

Politico paulista que governou o Brasil de 1902 a 1906.

Rodrigues Alves foi o quinto presidente da República Brasileira.

Francisco de Paula Rodrigues Alves nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 1848.

Privilegiado por pertencer a uma família abastada, teve grande educação. Ao terminar seus estudos primários em sua terra natal, foi enviado a Lisboa para estudar no Colégio Pedro II, tendo como colega de classe Joaquim Nabuco.

Bacharelou-se em Ciências e Letras e formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1870.

Rodrigues Alves logo que completou os estudos, foi eleito vereador pela Câmara Municipal de Guaratinguetá. Também exerceu os cargos de promotor público e juiz municipal.

Deputado provincial em 1872 foi reeleito em várias legislaturas da Assembléia Paulista, sendo deputado-geral em 1885.

Em 19 de Novembro de 1887, Rodrigues Alves foi eleito presidente da província de São Paulo, cargo este que ocupou por poucos meses. Pertencente ao Partido Conservador, em 1888 foi eleito deputado geral, cargo politico a ser exercido no Rio de Janeiro.

Em 1890, já no período republicano, integrou o Congresso Nacional como deputado constituinte. No governo de Floriano Peixoto chegou a ocupar a pasta da fazenda, mas logo desligou-se da função de ministro por não concordar com as ações do presidente.

Rodrigues Alves foi duas vezes senador pelo estado de São Paulo, de 1893 a 1894 e de 1897 a 1900.

1902 Rodrigues Alves alcança o cargo maior da política brasileira, Em 15 de novembro deste ano, ele foi empossado Presidente do Brasil.

Como Presidente do Brasil, Rodrigues Alves realizou a mais prospera administração da República Velha. Soube cerca-se de auxiliares de grande capacidade. No governo Rodrigues Alves, o Brasil incorporou o Acre ao seu território, construiu portos e estradas e modernizou a capital da República, na época o Rio de Janeiro.

Na área da saúde Rodrigues Alves obrigou a população do país, em especial a do Rio de Janeiro, a tomar vacina contra febre amarela. Tal medida mostrou-se desastrosa pois a população carioca se rebelou na chamada Revolta da Vacina.

Em 1906 termina a Presidência de Rodrigues Alves. Neste mesmo ano retornou a sua cidade natal.

Em 1912 pela terceira vez, é chamado para governar São Paulo, trabalho que fez com grande competência.

Em 1918 Rodrigues foi novamente eleito presidente do Brasil, mas seu estado de saúde não permitiu que assumisse o cargo. Faleceu na capital, Rio de Janeiro, em 16 de Janeiro de 1919 sendo seus restos mortais translado para Guaratinguetá, sua cidade natal..

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)