Aulas de História do Brasil

1 de jul. de 2014

Dom Pedro II

Segundo Imperador do Brasil que assumiu o império com apenas 15 anos de idade.

Dom Pedro II governou o Império Brasileiro de 1841 a 1889.

Pedro de Alcântara João Carlos Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga nasceu no ano de 1825 na cidade do Rio de Janeiro.

Filho de Dom Pedro I com a Imperatriz D. Maria Leopoldina que morreu após um ano de seu nascimento.

Em 1831, Pedro de Alcântara, com apenas 5 anos de idade, herdou de  seu pai, Dom Pedro I, o Império Brasileiro. Por ser apenas uma criança, o pequeno Imperador não poderia governava o Brasil. Foi formado então um Governo Regencial que duraria até a maior idade de Pedro de Alcântara.

Durante o período regencial, Dom Pedro II havia ficado sob a tutela de José Bonifácio, um dos principais lideres políticos do Brasil Imperial. Aos nove anos de idade, Dom Pedro II também perderia o pai que havia partido para Portugal.

Em 1841, Dom Pedro II aos 15 anos de idade, foi coroado Imperador do Brasil. A antecipação da maioridade do imperador foi justificada como forma dar um fim as diversas revoltas separatistas que se espalharam pelo Brasil.

Em 1843 casa-se com Maria Tereza Cristina de Bourbon, filha de Francisco II do Reino das Duas Sicílias.

Em 1848, ao final da Revolução Praieira, o governo de Dom Pedro II passou por um período de paz e prosperidade. Promoveu a ampliação do café brasileiro que passou a ser cultivado em larga escala. Incentivou ainda a entrada de imigrantes europeus em nosso país a fim de alavancar a produção industrial e agricultora.

Visto como intelectual, D. Pedro II se interessava pelas artes e pela geografia. Visitou diversos países do mundo a fim de conhecer culturas diferentes.

Na politica externa, D. Pedro II fez com que o Brasil intervisse no Uruguai e Argentina ocasionando a Guerra de Oribe e Rosas.

Em 1864 aconteceu o mais importante fato do governo de D. Pedro II, O Império Brasileiro declarou guerra ao Paraguai do ditador Solano Lopez. Com a ajuda do Uruguai e Argentina, o Brasil conseguiu vencer os paraguaios que foram vencidos definitivamente em 1870.

Ao final da guerra do Paraguai, o governo de D. Pedro II passou a sofrer forte oposição por parte das classes brasileiras. O ideal da república passou a conquistar mais simpatizantes entre os políticos brasileiros.

Em 1888, a Princesa Isabel declarou extinta a escravidão no Brasil. Tal atitude abalaria profundamente a estrutura do Império. Em 15 de Novembro de 1889, o governo imperial de D. Pedro II foi derrubado por um golpe politico promovido pelos marechais das forças armadas do Império.

Forçado a retirar-se do Brasil pelo governo republicano, Dom Pedro perdeu a majestade exilou-se para o continente Europeu onde passou a viver na França onde hospedou-se no Hotel Bedford, localizado na capital Paris.

Dom Pedro II, o ultimo Imperador do Brasil, morreu em 5 de Dezembro de 1891 aos 66 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)