Aulas de História do Brasil

21 de mai. de 2014

Pedro Álvares Cabral

Célebre navegador português líder da expedição marítima que desembarcou no Brasil em 1500.

Pedro Álvares Cabral entrou para história como o Descobridor do Brasil.

Filho de Fernão Cabral e de Isabel de Gouveia, Pedro Álvares Cabral nasceu no ano de 1467 em Belmonte, Portugal.

A história da vida Pedro Álvares Cabral pouco é conhecida antes dos seus 30 anos de idade. É de conhecimento dos historiadores que quando criança Cabral mudou-se para Lisboa para estudar. Em seus estudos Pedro Álvares Cabral aprendeu ciências, literatura e história.

Em 1499 Pedro Álvares Cabral, indicado pelo navegador Vasco da Gama, foi escolhido por Dom Manuel como comandante da frota portuguesa que iria em direção a Índia. No entanto, não era a Índia o principal objetivo de Cabral.

Em 1500, como programado, Pedro Álvares Cabral partiu do porto do Tejo para enfrentar na época o temido Oceano Atlântico.

A expedição de Pedro Álvares Cabral foi a maior empreitada marítima do século XV, digno de ser comparado a uma odisseia grega. A frota portuguesa era composta por 1500 homens distribuídos em 10 naus e três caravelas.

A Viagem de Pedro Álvares Cabral

Uma vez no Oceano Atlântico a frota naval portuguesa foi em direção das Ilhas de Cabo Verde. Em seguida continuaram a navegar para mais distante da costa do continente africano.

 Pedro Álvares continuou com sua rota de navegação em direção ao desconhecido oeste oceânico. Em 22 de Abril, sua frota avistou um monte chamado por ele de Monte Pascoal. O escrivão Pero Vaz de Caminha ficou responsável de relatar ao Rei português a descoberta de Pedro Álvares Cabral.

Em 23 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil tomando posse da terra em nome de Portugal. 

A descoberta de Cabral se tornara a maior possessão territorial já conquistada por Portugal.

Em 2 de Maio de 1500, Cabral continuou a navegar pelo oceano atlântico, agora em direção ao Cabo da Boa Esperança. Alguns meses depois, chegaria a Índia exatamente no dia 15 de Setembro do mesmo ano.

Terminada a sua missão na Índia, Cabral retorna a Lisboa somente com sete das treze embarcações da expedição que comandava.

Em 1520, passadas duas décadas de seu grande feito na navegação, o Grande Aventureiro Português morreu no esquecimento pela indiferença do Governo Português.

Pedro Alvares Cabral, este foi um dos primeiros nomes a ser escrito na História Brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)