Aulas de História do Brasil

14 de ago. de 2013

Revolta da Armada

Revolta militar promovida pela alta cúpula da Marinha do Brasil contra os governos presidencialista da República da Espada. A Revolta da Armada pode ser dividida em duas partes.

A primeira rebelião teve inicio em 1891, ano em que Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente da história republicana brasileira.

Em 1892 o presidente Deodoro renuncia ao seu mandato presidencial e Floriano Peixoto, na qualidade de vice-presidente, assumiu a chefia do governo e pela segunda vez os almirantes da marinha se rebelaram.

História do Brasil
Os primeiros anos da republica não foram nada fáceis. A transição do regime monárquico para o regime republicano gerou uma instabilidade politica e econômica no Brasil. Deodoro da Fonseca não conseguiu acalmar os ânimos dos partidos políticos da época. Em meio ao caos, o Almirante Custódio de Melo com o argumento de que a constituição havia sido violada, rebelou-se exigindo a renuncia do presidente do Brasil.

Deodoro da Fonseca cedeu a pressão e retirou-se da presidência, deixando para Floriano Peixoto a missão de consolidar o regime republicano no Brasil. A constituição de 1891, previa novas eleições presidências caso o cargo de presidente do Brasil ficasse vago nos dois primeiros anos de mandato. Floriano estava no poder de forma ilegal e por isso Custódio de Melo rebelou-se novamente contra a república. O presidente Floriano Peixoto recusou-se a abandonar a presidência com a alegação de combater os simpatizantes do sistema monárquico que conspiravam contra a república.

Floriano estava convicto em continuar o restante do mandato presidencial antes exercido por Deodoro da Fonseca. Em setembro de 1893, os almirantes Eduardo Wandenkolk, Saldanha da Gama e Custódio de Melo tiveram suas ordens acatadas pelos seus subordinados. Atracados no porto de Niterói, Rio de Janeiro, marinheiros a bordo de encouraçados disparam contra as forças do Exército leais ao presidente.

Em 1894, após uma batalha na Ponta da Armação, os rebeldes da Revolta da Armada abandonaram a costa do Estado do Rio de Janeiro e foram em direção ao sul da país afim de somarem forças com os revolucionários maragatos da Revolução Federalista.

Em 1894 Floriano Peixoto conseguiu sufocar a Revolta da Armada com a ajuda de tropas mercenárias contratadas no Estados Unidos. Foram estes mercenários que trouxeram para o Brasil os novos navios de guerra adquiridos no exterior.

LEIA OUTRAS HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: historiatecabrasil@hotmail.com

Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)