Caramuru, foi assim que ficou conhecido pela historia brasileira Diogo Álvares Correia.
Diogo Álvares Correia foi um naufrago português que viveu na Bahia entre os índios tupinambás.
Por volta de 1509 a nau portuguesa que Diogo Álvares Correia viajava, naufragou próximo a costa da Baía de Todos Santos.
Correia consegue chegar a terra firme ao lado de outros português, mas, o pior ainda estava por vir. Muitos dos náufragos portugueses que alcançaram a praia ao lado de Correia, foram apanhados por uma tribo de canibais de nossa terra, os índios tupinambás.
Os índios fizeram um verdadeiro banquete, devoraram com grande prazer a carne branca do homem europeu.
Perplexo com que viu, Diogo Álvares Correia conseguiu escapar do cerco dos índios e escondeu-se atrás de um penhasco. Quando descoberto pelos índios, Diogo Álvares pensou que era o seu fim, mas os índios o acharam engraçado por ele estar entre as pedras igual a uma moréia.
A partir de então, os índios passaram a chama-lo de Caramuru, que na língua tupi significa lampréia, o mesmo que moréia.
Existe uma lenda que conta que Diogo Álvares recebeu o nome de Caramuru após ele abater uma ave com sua arma de fogo. Impressionados com a cena que viram, os indíos passaram a temer Diogo Alvares que passou a ser idolatrado por eles, recebendo o nome de Caramuru, o Filho do Trovão.
Caramuru passou a viver entre os índios, foi aceito na tribo do cacique Taparica que mais tarde se tornaria seu sogro. Pai da índia Paraguaçu, o cacique aceitou o casamento de sua filha com Caramuru.
Caramuru teve grande importância no processo de colonização do Brasil. Navegadores portugueses e franceses eram recebidos com grande cordialidade pela tribo de Caramuru.
Em 1526, a convite do corsário e pirata Jacques Cartier, Caramuru e Paraguaçu visitaram a França. Em território francês Paraguaçu foi batizada com o nome de Catarina do Brasil.
Em 1532, Martim Afonso de Sousa lidera a primeira expedição colonizadora do Brasil, mas ficou surpreso ao ver Caramuru, um português vivendo entre os índios pagãos do Brasil há 22 anos.
Caramuru foi o principal mediador do contato entre índios e portugueses. Em 1549, a Coroa Portuguesa o encarregou de receber o Primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa.
Diogo Álvares Caramuru Correia morreu durante o governo de Duarte da Costa, em 5 de Outubro de 1557. Seus 4 filhos que teve com a índia Paraguaçu, formaram as primeiras famílias de Salvador.
LEIA OUTRAS HISTÓRIAS DO BRASIL COLONIAL
10 de abr. de 2012
Caramuru
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Históriateca Brasil © Copyright - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.
Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)
qual foi a causa de sua morte? adorei o texto parabéns.
ResponderExcluircaramuru morreu na frança?
ResponderExcluir